CELEBRAÇÃO - ACOLHENDO A RAINHA DO VERÃO


Dia 12 de Maio de 2020 - Cerimónia Online / via Zoom
ACOLHENDO A RAINHA DO VERÃO

Salvé, sê bem vinda Rainha do Verão!

Convidamos-te a juntares-te a nós na cerimónia promovida pelo Templo da Deusa do Jardim das Hespérides, Óbidos, dinamizada por um grupo de Sacerdotisas em formação, facilitando assim a abertura dos nossos corações para plenamente acolhermos na Sua e na nossa natureza, este tempo da Rainha do Verão, que nos traz a sensualidade e a alegria do Sol, dos dias longos, do calor, do lazer, do convívio, da partilha e da festa, das águas refrescantes, da abundância dos frutos da terra, das colheitas, da manifestação e da Cura.
Esta Celebração online decorre através da plataforma gratuita Zoom, no dia 12 de Maio de 2020, das 20h30 às 22h00.

A origem da Celebração

Quando pensamos na Deusa viva hoje em dia na nossa cultura, um lugar de imediato nos acorre ao espírito: a Cova da Iria, onde a Deusa se manifesta durante seis meses no ano, de Maio a Outubro. A Senhora aparece aí a 13 de Maio pela primeira vez, e a 13 de Outubro pela última vez.
Ora, seguindo o rasto da Sua denominação, Iria, vemos que a 20 desse mesmo mês de Outubro, Ela morre em Tomar, ao mesmo tempo que nos despedimos dos longos dias quentes do Verão. É fácil concluir estarmos perante a actualização duma percepção da Deusa ancestral, inspirada, entre outros factores, em realidades culturais arcaicas como o movimento da transumância.
Junta-se a isso a informação que recolhemos sobre a Deusa tutelar do nosso território quando nos debruçamos sobre as raízes célticas da nossa tradição e verificamos tratar-se duma divindade de dupla face, Anciã e Donzela.
Concluímos então que o costume arcaico de acolher a chegada da Rainha do Verão, Senhora do Bom Tempo, se repete ainda agora na Cova da Iria, enquanto em Tomar, a 20 de Outubro, dela nos despedimos, inaugurando assim o reinado da Sua outra face como Senhora do Inverno.
Pensamos que esta divisão orgânica do ano em duas partes, profundamente arraigada na nossa cultura, na nossa psique e na nossa natureza feminina, sem prejuízo para a celebração normal dos oito festivais solares, deve ser considerada, sentida, celebrada e integrada na tradição da Deusa que agora resgatamos no nosso território.

Onde e quando?
Encontro online através da Plataforma Zoom, dia 12 de Maio, entre as 20h30 e as 22h00.
O link de acesso será divulgado antecipadamente aos inscritos.
O vídeo será gravado e disponibilizado à posteriori para os inscritos.

Valores de participação:
O valor de troca para assistir a esta Cerimónia é simbólico – 3,00 euros – e é um convite para que possas, desta forma, apoiar a Associação Cultural Jardim das Hespérides.

Inscrição:
O pagamento pode ser efectuado por:
Paypal - conferenciadadeusaportugal@gmail.com
MBWay – 968181368
Se não for possível um destes meios, poderão ser facilitados em privado os dados para transferência bancária.
Após o pagamento, o comprovativo deverá ser enviado para conferenciadadeusaportugal@gmail.com





Comentários