quinta-feira, 13 de outubro de 2022

13 de Outubro - Anúncio da Despedida da Rainha do Verão

 

Hoje é dia 13 de Outubro.

A Rainha do Verão vai partir.

Ela ficou connosco metade do ano, no bom tempo do Verão, e agora dizemos-Lhe adeus, embora ela permaneça nos nossos corações.

Daqui a uma semana, a Senhora do Verão será levada para a Sua dimensão sagrada do outro lado do véu, pelas sagradas águas do Nabão, depois do Zêzere e finalmente o Tejo, Como Perséfone na Grécia e Proserpina, a filha de Ceres, em Roma, descem ao inframundo, ao reino de Hades ou de Plutão.

Em Tomar, dia 20 de Outubro, o povo, e nós mulheres da Deusa que dele fazemos parte, despedimo-nos de Iria, a Rainha da Terra abençoada e próspera, ensolarada, generosa, abundante, farta, do Verão… A luz dos Seus dias vai começar agora a recolher-se; dias breves e noites longas da Anciã Rainha do Inverno aguardam-nos na nossa caminhada cíclica sobre esta terra amada que nos acolhe.

A terra precisa de repouso. Para se preparar para uma nova fase de criação, ela precisa primeiro de desfazer-se daquilo que prescreveu ou envelheceu, da velha forma. A morte é imprescindível à renovação da Vida. Sem ela não haverá novos rebentos, nova criação.

Em Tomar, dia 20 de Outubro, acolhemos por isso, em devoção, a Anciã do Inverno, Senhora da Morte, Transformação e Renascimento, guardiã das sementes, parteira da alma e da nova vida.

Em Tomar, honramos a sabedoria arcana das nossas antepassadas e antepassados, celebrando à nossa maneira os mistérios de Iria, a alternância das estações, abençoando e sendo abençoadas pela Senhora da Terra do Meio, nas Suas duas faces de Anciã e Donzela. Assim seja, assim é!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Helena dos Caminhos / Senhora dos Verdes

  Yuri Leitch HELENA DOS CAMINHOS   “Se Helena apartar do campo seus olhos nascerão abrolhos” Luís de Camões   “O azar da Pení...