domingo, 5 de junho de 2022

Deusa Maia, Rainha de Maio

 

Maia, Deusa da primavera fértil de Beltane, continua a dispensar-nos as Suas graças no Templo de Óbidos. Esta Sua representação foi criada em 2019 pelas Sacerdotisas do Jardim das Hespérides em formação na primeira Espiral desse ano, sob a orientação da artesã Cristina Monteiro, e apresentada na primeira Conferência da Deusa portuguesa. A bailarina Ana Bergano dançou com Maia, como fariam as antigas Sacerdotisas deste território nas bênçãos das searas, que aconteciam em ambiente de romaria na grande festa da quinta-feira do Dia da Espiga. Maia era deixada no campo como guardiã e protectora, ajudando a cultura dos cereais a chegar a bom termo. Essa introdução de Maia na Conferência, em Sintra, na manhã do primeiro dia foi uma epifania. O impacto foi tão sentido que uma réplica da imagem da Deusa acabou sendo oferecida pelo mesmo grupo de alunas ao Templo da Deusa de Glastonbury.

Maia é o caso da tradição duma antiga representação, e culto da Deusa que nunca se perdeu. A Ela é dedicada a Festa das Maias, a celebração da Senhora das Flores de Beltane, e acaba também por estar assimilada à representação da própria Senhora do Verão, a face jovem que sucede à Anciã do Inverno, a outra face da nossa Deusa dupla, central no nosso território.

A Sua bela energia alegre, festiva e protectora passou a fazer parte do cenário da Conferência da Deusa e das nossas celebrações de Maio. Dispensadora de mil bênçãos de Paz, de Alegria, Saúde, Amor, Fartura e Abundância, gratidão, querida Maia, por teres-Te feito reconhecer como a Deusa que és, possivelmente trazida até aqui pelo povo romano e tornada Senhora também deste território, gratidão por teres encontrado o Teu caminho de regresso aos corações e às vidas de todas e de todos nós. Abençoada!

 

Maio de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Helena dos Caminhos / Senhora dos Verdes

  Yuri Leitch HELENA DOS CAMINHOS   “Se Helena apartar do campo seus olhos nascerão abrolhos” Luís de Camões   “O azar da Pení...